Breve explicação sobre componentes do baixo elétrico. Esse conhecimento do instrumento é muito importante para seu aprendizado.
PONTE – Uma peça muito importante do baixo. Embora pareça que seja apenas um apoio para as cordas, é ela quem faz a transferência das vibrações da corda para a madeira do corpo. Em alguns baixos, as cordas não são presas na ponte, mas sim diretamente no corpo, visando um melhor aproveitamento dos graves.
CAPTADORES – Tem a função de transformar a vibração das cordas em som. Através da indução magnética, o som é captado e transmitido para a saída. Entre os vários modelos de captadores, os mais comuns são o JAZZ (padrão Jazz Bass), precision e piezo.
CORPO – Responsável direto pelo timbre do instrumento. Assim como no violão existe a caixa acústica, o corpo do baixo é quem vibra, dando sustain e grave necessário ao baixo,
MÃO – É a parte onde se prende as cordas as tarraxa. Além de servir para fixação das tarraxas, tem muita influencia no equilíbrio do instrumento.
TARRAXAS – Responsável pela afinação do instrumento e merece cuidados especiais quanto à manutenção e conservação.
BRAÇO – Parte fundamental do instrumento deve ser firme o suficiente e de madeira estável. Requer cuidado quanto ao uso do tirante, que é interno ao braço. Recomendo apenas pessoas qualificadas faça a regulagem deste.
TRASTES – São pequenas faixas de metal que se estende ao longo do braço, são responsáveis pela limitação e localização das notas.