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Especial 6 cordas
Guia de Acordes e Harmonia
Somente Escalas
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FORMAÇÃO DE ACORDES Intervalo é a distância que separa duas notas musicais. Os intervalos recebem denominações diversas, como abaixo especificado: ...

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Escala Dórico O modo dórico é um modo menor, há um a intervalo de terça menor entre os graus I e III. O intervalo característico é [6ª M] ...

12/07/2017 0 comment

Escala Diatônica Maior de A - Contrabaixo de 4 cordas A escala maior é uma escala diatônica que tem dois semitons, entre os graus III - IV e VII - I, entre os outros graus ...

27/09/2020 0 comment

Escala Exótica Egípcia - Contrabaixo de 4 cordas Exemplo em C   Somente Escalas Estas escalas fazem parte do E-book "Somente Escalas"Quer aprender fazer essas ...

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27/11/2015 0 comment

Usando os dedos de forma correta Os dedos da mão esquerda são numerados de 1 a 4 como na ilustração. O dedão não é numerado. Ao tocar sua mão ...

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13/11/2015 0 comment

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  • Modo Grego, historia e fundamentos 13952
    Modo Grego, historia e fundamentos

    Na Grécia antiga, as diversas organizações sonoras (ou formas de organizar os sons) diferiam de região para região, consoante as tradições culturais e estéticas de cada uma delas. Assim, cada uma das regiões da antiga Grécia deu origem a um modo (organização dos sons naturais) muito próprio, e que adaptou a denominação de cada região respectiva.

    Desta forma, aparece-nos o modo dórico (Dória), o modo frígio (da região da Frígia), o modo lídio (da Lídia), o modo jónio (da região da Jónia) e o modo eólio (da Eólia). Também aparece um outro — que é uma mistura — denominado modo mixolídio.

    História
    Historicamente, os modos eram usados especialmente na música litúrgica da Idade Média, sendo que poderíamos também classificá-los como modos "litúrgicos" ou "eclesiásticos".
    Existem historiadores que preferem ainda nomeá-los como "modos gregorianos", por terem sido organizados, também, pelo papa Gregório I, quando este se preocupou em organizar a música na liturgia de sua época.
    No final da Idade Média a grande maioria dos músicos foi dando notória preferencia aos modos jónio e eólio que posteriormente ficaram populares como Escala maior e Escala menor. Os demais modos ficaram restritos a poucos casos, mas ainda são observados em diversos gêneros musicais.

    O sétimo modo, o lócrio foi criado pelos teóricos da música para completar o ciclo, mas é de raríssima utilização e pouca aplicabilidade prática. De fato, o modo lócrio existe como padrão intervalar, mas não como modo efetivamente, visto que a ausência da quinta justa impede que haja sensação de repouso na tríade sobre a nota fundamental.

    Fundamentação
    Os modos baseiam-se atualmente na escala temperada ocidental, mas inicialmente eram as únicas possibilidades para a execução de determinados sons. Desde a antiga Grécia os modos já se utilizavam caracterizando a espécie de música que seria executada. Os modos, bem definidos então, eram aplicáveis de acordo com a situação, por exemplo: se a música remetia ao culto de um determinado deus deveria ser em determinado modo, e assim para cada evento que envolvesse música.

    Com o temperamento da escala e a estipulação de uma afinação padrão, os modos perderam gradativamente sua importância visto que a escala cromática englobava a todos e harmonicamente foi possível classificá-los dentro dos conceitos "maior e menor". O uso de frequências determinadas possibilitou o desenvolvimento das melodias na música juntamente com a harmonia e, com isto, na atualidade, os modos facilitam a compreensão do campo harmónico e sua caracterização, mas não possuem mais funções individuais.

    O fato de não mais estabelecermos diferença entre bemol e sustenido na escala cromática veio a restringir ainda mais o emprego de modos na música, senão como elemento teórico. Os modos podem ser entendidos com extensão da escala natural de dó maior. As notas dó ré mi fá sol lá si fazem parte de dó jônico. Se aplicarmos essas mesmas notas transformando a tónica em ré, teremos ré mi fá sol lá si dó, um ré menor dórico. Em mi menor temos mi fá sol lá si dó ré mi, um mi menor frígio, e assim por diante.

    Os modos Nada mais são que uma série de sons melódicos pré-definida. Ao todo são 7, mais 7 variações destes.

     

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